Rede Fazer Acontecer
Os compêndios de Gestão diferenciam os termos Projeto e Programa. Projetos são ações que têm começo, meio e fim. E as ações que são planejadas para serem contínuas são chamadas de Programa.
Portanto, o IFA desenvolve um Programa e vários Projetos. Todos, no entanto, tendem a ser complementares entre si nas suas propostas, sempre com o intuito de auxiliar na formação cidadã e ampliar as possibilidades de mobilidade social de adolescentes e jovens adultos de áreas de baixo IDH.
Hoje, quando somamos o número de participantes de todos nossos projetos e do programa Rede IFA, vemos que estamos ampliando as possibilidades de cidadania e mobilidade de mais de 3 mil adolescentes e jovens adultos que moram em áreas onde as oportunidades de lazer e educação integral são ínfimas.
A seguir, conheça um pouco mais a respeito de nossas atividades.
Programa: Rede IFA
Patrocínio: B3
Número de Adolescentes e jovens beneficiados:
4.260
Quantidade de Socioeducadores Qualificados:
71
A Rede IFA é o programa continuado de formação cidadã promovido pelo Instituto Fazer Acontecer para adolescentes de áreas de baixo IDH.
O Programa tem este nome por ser uma rede na qual IFA cumpre o papel de articulador entre a iniciativa privada e o Poder Público, para contribuir com a formação cidadã de adolescentes de famílias de baixa renda, através dos esportes e outras brincadeiras.
Hoje, a Rede IFA atua em 29 municípios nos estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Paraíba e conta com 4.260 adolescentes matriculados em 142 turmas. Em vários municípios a nossa parceria já tem mais de 10 anos. Como o IFA é totalmente independente de filiações político-partidárias, esta continuidade se dá mesmo com a alternância de partidos políticos no poder.
Em princípio, a Rede IFA é composta por todos municípios que utilizam a metodologia Esporte 3, que que valoriza o lado divertido dos esportes, que são sempre praticados como brincadeira e não como competição.
Esta metodologia se chama Esporte 3 porque acontece em três tempos:
Sempre que há a implantação de turmas da Rede IFA em novos municípios, promovemos a qualificação de pelo menos dez socioeducadores por município. Mas, não é raro qualificarmos até 50, socioeducadores, tornando-os aptos a aplicarem a metodologia Esporte 3 em qualquer lugar em que venham a atuar.
Então, quando um município entra na Rede IFA, ele passa a compor uma rede de colaboração mútua, na qual todos municípios que utilizam a metodologia Esporte3, trocam informações e, até com uma certa frequência, realizam intercâmbios, levando os adolescentes de uma cidade para brincarem com adolescentes de outra. Assim, os jovens expandem seus horizontes e suas redes de amizades, sempre tendo os 5 valores básicos, que já citamos, como balizadores de seus comportamentos.
Ao final do ano também costumamos (quando não existem restrições a aglomerações) realizar festivais com a presença de adolescentes de todos os municípios da Rede IFA, expandindo ainda mais os horizontes e redes de amizades destes garotos e garotas (sim, no IFA todos brincam juntos, sem divisão por gênero ou idade).
Mas, a Rede IFA agora está expandindo suas atividades, bem como o universo de públicos com os quais desenvolve atividades.
Enquanto os projetos da Metodologia Esporte 3 são mais focados em adolescentes de 11 a 17 anos, outros projetos (tanto o Jornada de Liderança IFA, quanto o Quebrando Barreiras) são voltados para a formação de jovens líderes, pessoas que podem multiplicar os conhecimentos adquiridos nestes programas junto a outros membros de suas comunidades. Mais uma vez, todos os municípios da Rede IFA estão sendo contemplados com vagas nestes projetos.
A Rede IFA é, portanto, um conjunto de municípios que trabalha em sinergia para melhorar a formação cidadã de seus adolescentes e jovens tendo o Instituto Fazer Acontecer como elemento aglutinador.
A Rede IFA e o Plano Nacional de Educação
Embora a fundação do IFA date de 2003, mais de 10 anos antes da promulgação do Plano Nacional de Educação (PNE) - Lei N° 13.005/2014, a proposta do Instituto está em perfeita consonância com o mesmo, já que, sob a perspectiva da Educação Integral, a ampliação da jornada escolar promove a expansão de tempos, espaços e oportunidade educativas a partir de atividades “complementares”, como por exemplo na área de esporte e lazer.
A Educação Integral visa garantir o desenvolvimento dos estudantes em diferentes dimensões.
(Criar Figura) Dimensões do Desenvolvimento Proporcionado Pela Educação Integral:
-
Intelectual;
-
Física;
-
Afetiva;
-
Social e;
-
Cultural.
A partir do acesso às oportunidades educativas diversificadas, por meio da interação às múltiplas aprendizagens, o estudante reconhecerá e aprenderá a conviver com singularidades e diversidades, contextualizadas com o território vivido.
A proposta da Educação Integral imprime à escola um papel de promoção das diversas experiências educativas que os alunos podem viver dentro e fora dela. Nessa perspectiva, os espaços (escolares e não escolares) têm na Educação Integral seu potencial educativo reconhecido e devem ser articulados e integrados, de forma planejada.
Lista de Cidades Que Compõem a Rede IFA:
Araci
Coaraci
Japaratuba
Retirolândia
Aratuípe
Conceição do Coité
Lençóis
Rio de Contas
Barrocas
Conde
Mucugê
Salvador
Birritinga
Entre Rios
Palmeiras
Santa Luz
Bonito
Glória do Goitá
Pedras de Fogo
São Domingos
Camaçari
Ibicoara
Pirambu
Souto Soares
Candeal
Itacaré
Queimadas
Teofilândia
Capim Grosso
Itiúba
Quixabeira
Valente
Esporte é Brincadeira IV
Alunos: 360
Patrocinador: Banco Itaú (por meio da Lei de Incentivo ao Esporte)
Municípios: Camaçari e Conceição do Coité | Bahia
Duração: Junho/24 a Maio/25
O Esporte é Brincadeira IV é um dos projetos do IFA que trabalha com o esporte educativo como instrumento no auxílio à formação cidadã de adolescentes. Com a primeira edição começando em 2020, o projeto iniciou suas atividades durante a pandemia, de forma remota, com reuniões virtuais por aplicativos e vídeos de atividades utilizando a Metodologia Esporte 3. Desde 2021 as versões subsequentes do projeto acontecem de forma presencial e já beneficiaram mais mil adolescentes. Na sua atual edição, a quarta, o projeto beneficia 360 adolescentes em 12 turmas distribuídas nas cidades de Camaçari e Conceição do Coité. O projeto utiliza a Metodologia Esporte 3, que promove valores cidadãos por meio de esportes e outras brincadeiras, ajudando os jovens a desenvolverem valores essenciais para sua formação cidadã.
Esporte Transforma
Alunos: 600
Patrocinador: B3 (por meio da Lei de
Incentivo ao Esporte)
Municípios: Araci, Barrocas, Teofilândia e Valente | Bahia
Duração: Julho/24 a Junho/25
O Esporte Transforma é um dos novos projetos do IFA em 2024. O projeto trabalha com esporte educacional e atende a 600 adolescentes na região do semiárido baiano. Em sua primeira edição, o projeto conta com 20 turmas distribuídas pelas cidades de Araci, Barrocas, Teofilândia e Valente. O projeto Esporte Transforma utiliza a Metodologia Esporte 3 para promover valores cidadãos, auxiliando na formação cidadã dos adolescentes que dele participam.
Esporte Educa IV
Alunos: 480
Patrocinador: Nubank (por meio da Lei de
Incentivo ao Esporte)
Municípios: Aratuípe, Ibicoara, Itacaré e Lençóis | Bahia
Duração: Agosto/24 a Julho/25
Em sua quarta edição, o Esporte Educa é um dos projetos do IFA que tem o esporte educativo como principal meio no auxílio à formação cidadã de adolescentes. Com a sua primeira edição iniciando em 2020, o projeto começou suas atividades de forma remota, com reuniões virtuais e vídeos sugerindo atividades físicas para serem realizadas pelos membros do grupo em suas casas. Estes vídeos, dentro do possível, utilizavam aspectos da Metodologia Esporte 3. Ao longo destes anos, o Esporte Educa, em suas diversas edições, já beneficiou mais de 500 adolescentes. Hoje, em sua quarta edição, o projeto beneficia 480 adolescentes, distribuídos por em 16 turmas nos municípios de Aratuípe, Ibicoara, Itacaré e Lençóis. Por meio da Metodologia Esporte3, o Esporte Educa IV promove, com os esportes e outras brincadeiras, o desenvolvimento de valores que auxiliam na formação cidadã de adolescentes que vivem em áreas de baixo IDH.
Esporte e Ação
Alunos: 480
Patrocinador: Banco Itaú (por meio da Lei de
Incentivo ao Esporte)
Municípios: Pirambu e Japaratuba | Sergipe
Duração: Agosto/24 a Julho/25
O Esporte e Ação será um dos primeiros projetos do Instituto Fazer Acontecer a funcionar fora da Bahia. Programado para ser implantado nos municípios de Capela e Japaratuba, no estado de Sergipe, o Esporte e Ação iniciará suas atividades em outubro de 2024. O projeto atenderá 480 adolescentes, que formarão 8 turmas distribuídas entre os municípios. Como sempre acontece nos projetos de esporte educacional do IFA, o Esporte e Ação utilizará a Metodologia Esporte 3, que usa os esportes e outras brincadeiras para auxiliar na formação cidadã dos adolescentes, preparando-os para enfrentar os desafios da vida em sociedade e se tornarem cidadãos plenos, conscientes de seus direitos e deveres e assim serem os protagonistas de suas próprias vidas.
Esporte é Vida
Alunos: 600
Patrocinadores: Google (por meio da Lei de
Incentivo ao Esporte)
Municípios: Pedras de Fogo | Paraíba
Glória do Goitá | Pernambuco
O Esporte é Vida será um dos primeiros projetos do IFA a serem implantados fora do território baiano. Programado para começar suas atividades em outubro de 2024, o Esporte é Vida acontecerá no município de Pedras de Fogo, na Paraíba, e em Glória do Goitá, em Pernambuco. O projeto atenderá a 600 adolescentes, distribuídos por 20 turmas. Como sempre acontece nos projetos de esporte educacional do Instituto Fazer Acontecer, o Esporte é Vida também utilizará a Metodologia Esporte 3 como ferramenta no auxílio à formação cidadã de adolescentes oriundos de áreas de baixo IDH. Utilizando os esportes e outras brincadeiras, o Esporte é Vida dará a estes adolescentes um importante apoio no seu desenvolvimento enquanto cidadãos.
Projeto Jornada de Liderança IFA
Alunos: 727 estudantes no total
Patrocinador: Fundação Interamericana (IAF)
Municípios: Araci, Aratuípe, Barrocas, Bonito, Camaçari, Candeal, Conceição do Coité, Ibicoara, Ichú, Itacaré, Queimadas, Quixabeira, Retirolândia, Rio de Contas, Salvador, Santaluz, São Domingos, Teofilândia e Valente | Bahia
Duração: 36 meses (6 meses de preparação + 30 meses de aulas e atividades)
A Fundação Inter Americana - IAF em sua sigla em inglês – é uma antiga parceira do IFA. Este é o terceiro projeto que desenvolvemos juntos nos últimos dez anos.
Órgão independente do Governo dos EUA, voltado para o auxílio do desenvolvimento da América Latina e Caribe, a IAF dá especial atenção a projetos que ajudem comunidades e segmentos populacionais a terem maior autonomia para não dependerem de assistencialismo. E a formação de jovens lideranças - dentro de parâmetros de ética, solidariedade, liberdade individual e consciência comunitária - é uma ferramenta poderosa neste sentido. Por isso, o projeto Jornada de Liderança IFA foi abraçado pela IAF.
Concebido pelo IFA para a realidade dos jovens de pequenos municípios e de áreas de periferias de regiões metropolitanas brasileiras, a Jornada de Liderança IFA, ao seu final, terá impactado diretamente na vida de 900 jovens. O projeto completo terá 36 meses de duração - seis meses de preparação de materiais didáticos e 30 meses de aulas e outras atividades. A cada 10 meses, 300 jovens, dos 25 municípios que compõem a Rede IFA, passarão por 10 módulos que abordarão temas como Estatuto da Criança e do Adolescente, Empreendedorismo, Técnicas de Comunicação, Combate ao Racismo etc. Ao final de cada jornada, alguns projetos elaborados pelos próprios jovens receberão um microcrédito para sua implementação.
O projeto já está funcionando há um ano. A fase de preparação dos materiais didáticos já foi completada e, atualmente, a primeira turma, com 300 alunos já completou os módulos das primeiras disciplinas.
Três anos pode parecer um longo tempo. Mas, quando pensamos no quanto estes jovens evoluirão a cada módulo, e quando vemos quantas vidas eles serão capazes de impactar, vemos que suas jornadas de liderança estão apenas começando.
Capacitação Esport3
Beneficiários: 600
Patrocinadores: Banco Itaú e Unipar (por meio da Lei de
Incentivo ao Esporte)
Municípios: Aratuípe, Araci, Andaraí, Barrocas, Biritinga, Bonito, Camaçari, Candeias, Capim Grosso, Cabaceiras do Paraguaçu, Conde, Conceição do Coité, Feira de Santana, Gavião, Itaparica, Itiúba, Ibicoara, Jaguaripe, Lauro de Freitas, Lençóis, Mucugê, Marcionílio Souza, Mata de São João, Nazaré das Farinhas, Palmeiras, Pintadas, Pojuca, Queimadas, Quixabeira, Retirolândia, Rio de Contas, Salvador, São José do Jacuípe, Sapeaçu, Serrinha, Santaluz, São Domingos, Souto Soares, Seabra Teofilândia, Valente, Várzea do Poço, Wagner
Sendo o primeiro projeto do IFA voltado exclusivamente para o público adulto, o Capacitação Esport3 é uma iniciativa que visa expandir o alcance da Metodologia Esporte3 para além das turmas atendidas pela Rede IFA. Capacitando professores das redes municipais de ensino de diversas cidades, o Capacitação Esport3 conta com o apoio do Banco Itaú e da Unipar, através da Lei de Incentivo ao Esporte, o projeto está beneficiando 600 professores em 43 municípios, incluindo regiões fora da Rede IFA. O projeto beneficiou 603 profissionais de julho/23 a agosto/24.
As capacitações ocorrem em ciclos de formação de 16 horas/aula, abordando temas como direitos humanos, direitos das crianças e adolescentes, e a metodologia Esporte3 — desde seus conceitos até suas aplicações práticas dentro e fora das quadras do IFA. Ao final do ciclo do projeto, centenas de professores estarão preparados para usar a nossa metodologia em diversos espaços, contribuindo para a formação cidadã de adolescentes e jovens através dos esportes e outras brincadeiras em qualquer lugar onde atuarem!
Em agosto de 2024, o Ministério do Esporte aprovou o projeto para a sua segunda edição, Capacitação Esport3 - Ano II, patrocinado pelo Banco Itaú por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, que prevê nove oficinas formativas em diferentes cidades do estado da Bahia com carga horária de 16h e com objetivo de atingir 450 profissionais com temáticas formativas vinculadas ao Esporte Educacional e Cultura.
Intercâmbios do IFA
O IFA promove quatro tipos de intercâmbios. Três modalidades de intercâmbios do IFA são voltados, prioritariamente, para os adolescentes e jovens de nossas turmas. E o quarto modelo é voltado para os parceiros municipais — prefeitos, secretários de Educação, articuladores locais, socioeducadores, dentre outros — que nos ajudam a fazer acontecer.
Os intercâmbios para adolescentes e jovens podem ser de três modalidades:
• Intercâmbios Locais;
• Encontros da Jornada de Liderança;
• Festivais.
Os que acontecem com maior frequência são os intercâmbios entre núcleos e municípios. Já os encontros da Jornada de Liderança e os festivais acontecem de maneira mais pontual.
Cada um deles tem propostas bem diferentes.
Vamos conhecê-las um pouco melhor!
Intercâmbios Locais: são intercâmbios que ocorrem entre núcleos e/ou municípios. São visitas que a turma do IFA de um município visita outro núcleo, em sua cidade ou em um município vizinho, para um dia de atividades com a metodologia Esporte 3. Assim, os adolescentes conhecem novos amigos e novos ambientes.
Para muitos destes adolescentes, os intercâmbios são as primeiras viagens e as primeiras oportunidades de conhecer pessoas que habitam outros lugares. E, ao praticarem esportes e outras brincadeiras com estes novos amigos, eles ampliam tanto horizontes geográficos quanto culturais e sociais.
Os Encontros da Jornada de Liderança: são parte essencial do projeto pedagógico de formação de jovens lideranças do IFA. Estes encontros, previstos na grade curricular do curso da Jornada de Liderança, além das funções de ampliação de horizontes geográficos, sociais e culturais, cumprem também a função de intercâmbios de informações e aprendizados acerca do curso em si, incutindo conceitos tais como cooperação e solidariedade nos ambientes de aprendizado e trabalho, já que a Jornada prevê a colocação em prática de um projeto social.
Nos Encontros da Jornada de Liderança, os adolescentes e jovens colocam em prática seus novos conhecimentos, adquiridos nas aulas do curso, por meio da programação educativa do evento, que engloba também os aspectos culturais do município que sedia o encontro. Como envolvem pessoas de muitos municípios, de regiões diversas, os encontros da Jornada de Liderança são ainda mais ricos em termos de trocas culturais.
Festivais IFA: são os intercâmbios mais aguardados pelos adolescentes e jovens do IFA. Isso porque núcleos de todas as regiões do estado se reúnem para praticar esportes e outras brincadeiras com a metodologia Esporte 3 e conhecer a cultura e as atrações turísticas do município-sede. Como conta com centenas de representantes de muitos municípios, todo Festival IFA é uma experiência memorável para quem participa deles.
Assim como os intercâmbios locais, o Festival IFA é uma oportunidade de ampliar horizontes e conhecer novas pessoas. Porém, no caso dos festivais são muitas pessoas e de regiões, culturas e hábitos muito diferentes, então o efeito de intercâmbio é ampliado. Em muitos casos, quando o Festival acontece em uma cidade de praia, como aconteceu em 2023, para muitos alunos é o primeiro contato com o mar.
Encontros da Rede IFA: são encontros voltados para o intercâmbio de informações e melhores práticas entre todos os envolvidos com a realização dos trabalhos da Rede IFA. Envolvem prefeitos (ocasionalmente), Secretários e Secretárias municipais de Educação, articuladores locais (personagens importantíssimas, pois fazem a articulação entre o IFA e o poder público municipal) e os socioeducadores.
Objetivos da organização:
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Influenciar as políticas públicas de esporte
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Disseminar a metodologia do Esporte 3
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Formar pessoas capacitadas para o desenvolvimento do esporte educativo
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Possibilitar o contato dos adolescentes com temas transversais, visando o desenvolvimento da cidadania
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Promover o crescimento e o ensino da prática esportiva dentro de uma proposta pedagógica entre adolescentes de classes populares
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Promover práticas culturais para adolescentes de classes populares
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Desenvolver o espírito crítico entre os adolescentes de classes populares
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Formar agentes multiplicadores que transmitam o conhecimento das práticas da cidadania para sua comunidade
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Inserir adolescentes de classes populares em atividades de seu interesse através de estágios e bolsas de estudo cedidas por parceiros