top of page

A Metodologia Esporte 3

A Metodologia Esporte 3, adotada pelo IFA em todas as nossas unidades, visa exatamente aprimorar através dos esportes e outras brincadeiras a prática de cinco valores básicos

Teofilândia - 1.jpeg
  • Solidariedade;

  • Equidade;

  • Honestidade;

  • Cooperação;

  • Respeito.

E o nome Esporte 3 é porque dividimos a prática esportiva em três tempos.

 

Os Três Tempos do Esporte 3

O Primeiro Tempo: é quando os adolescentes combinam as regras que regerão a brincadeira escolhida como atividade naquele dia. Então, digamos que tenham escolhido praticar futebol. Eles combinam que, além das regras do futebol, para um gol ser válido, a bola precisa passar por todos membros do time (exercitando a solidariedade e a cooperação), ou que o primeiro gol de cada time precisa ser feito por uma garota (exercitando a igualdade de gênero) e assim por diante.

O Segundo Tempo: é o jogo em si. É o momento em que os adolescentes se divertem e, enquanto brincam, exercitam os cinco valores básicos já descritos anteriormente. É importante salientar que os socioeducadores interferem o mínimo possível na brincadeira. Os próprios adolescentes, em conjunto, atuam como juízes do jogo, exercitando a honestidade e o respeito. Como os cinco valores básicos têm pesos e valem pontos no placar final dos jogos, a tendência é que os jogadores do próprio time busquem frear eventuais desrespeitos aos mesmos. O socioeducador só intervém se houver possibilidade de conflito.

O Terceiro Tempo: é o momento de reflexão pós jogo. Os adolescentes sentam-se em círculo e analisam como foi brincar de acordo com as regras que estabeleceram no primeiro tempo. O Terceiro Tempo também é o momento em que eles analisam as posturas dos times, e de cada membro das equipes, para poderem avaliar como estes se posicionaram em relação aos cinco valores básicos – e é quando sabem quem foi o time vencedor, pois jogar de acordo com os valores básicos (solidariedade, equidade, honestidade, cooperação e respeito) conta pontos. É um momento riquíssimo, tanto no que diz respeito a analisarem seus comportamentos quanto de aprendizado sobre como expor suas ideias, posturas e pensamentos.

Acesse aqui a nossa apostila da Metodologia do Esporte 3. 

 

Esporte 3 Para Toda a Vida

Como todas as atividades regulares do IFA usam a metodologia Esporte 3, e os encontros acontecem pelo menos duas vezes por semana, após um tempo estas práticas acabam sendo incorporadas pelos adolescentes, que as levam para outras instâncias da vida.

Além de incorporarem a prática dos cinco valores básicos da metodologia ao seu dia a dia, também acabam por incorporar a capacidade de expressarem o que sentem - de forma clara e não agressiva - e de ouvir e processar tanto críticas quanto elogios, como acontece sempre no terceiro tempo do Esporte.

É claro que alguns adolescentes aderem mais que outros aos comportamentos valorizados pela metodologia. Mas, o mais importante é que todos têm a oportunidade de, brincando, experimentar comportamentos construtivos que podem acompanhá-los por toda a vida.

Outro fator que merece destaque é que estes comportamentos, que transbordam para outras instâncias da vida destes adolescentes, em muitos casos também acabam por influenciar familiares e amigos deles, melhorando os ambientes de convivência exteriores ao IFA.

bottom of page