Nossos Parceiros
Desde a fundação do IFA, as parcerias têm sido essenciais para o desenvolvimento e alcance das nossas atividades. Estas parcerias podem se dar de várias formas, que incluem o desde o intercâmbio de informações e metodologias de trabalho e se estendem até os patrocínios e apoios financeiros.
Patrocínios Atuais
Hoje temos importantes parceiros, que são essenciais para que nossos programas e projetos desenvolvemos se desenvolvam de forma tão satisfatória. Itaú, B3, Fundação interamericana, FIFA Foundation, Bayer, Unipar, Nubank e Google são os patrocinadores que hoje dão o suporte essencial a nossas atividades.
​
O Banco Itaú, que nos patrocina desde 2019, é o patrocinador que viabilizou duas edições do projeto Esporte é Brincadeira e agora é quem viabiliza a segunda edição do projeto Esporte Educa.
​
A B3, que nos patrocina desde 2020, começou apoiando a primeira edição do projeto Esporte Educa e hoje é o principal patrocinador da Rede IFA.
​
A Fundação Inter Americana é um parceiro recorrente do IFA. Nossa primeira experiência juntos foi entre 2012 e 2019, quando desenvolvemos o projeto Fazendo Acontecer o Esporte no Semiarido. A parceria deu tão certo que entre a partir deste ano, 2022, e até 2024, estamos realizando o projeto Jornada de Liderança.
​
A FIFA Foundation é o nosso patrocinador mais longevo, apoia o IFA desde 2012. E este patrocínio tem sido essencial para a consolidação da Rede IFA e dos projetos que desenvolvemos.
​
​
​
Como desde os editais que os viabilizam, os projetos são previstos para durarem por períodos predeterminados, desde o dia em que a parceria começa, sabemos que ela tem dia para acabar. É da natureza dos editais e dos projetos que patrocinam.
​
No entanto, o IFA tem um histórico de patrocínios recorrentes. Isto, além de indicar que os projetos foram bem-sucedidos, significa que a proposta de trabalho do IFA encaixa-se nos que os editais propõem. Nossa proposta central é apoiar a educação cidadã através dos esportes, sempre de forma inclusiva.
​
Como o IFA não muda seu escopo de ação com o intuito de amealhar patrocínios, há projetos que são cases de sucesso, mas cuja parceria não se renova por mudanças no escopo do que os novos editais propõem. Se o patrocinador passa a visar o esporte de alto rendimento, ou projetos de cunho assistencialista, por exemplo, isto foge da nossa proposta, portanto não há razão para entrarmos num edital desta natureza.
​
A seguir, citamos os parceiros com que já trabalhamos, mas que no momento não estão ativos conosco (colocar as marcas - tem que procurar na internet, não temos as oficiais :
​
-
Premier League
Período: 2019
Projeto Primeiros Líderes: projeto voltado para o desenvolvimento de lideranças jovens no semiárido
​
-
UEFA Foundation
Período: 2017 a 2019
Projeto Além do Verde do Gramado: projeto voltado para atividades que relacionavam a prática de esportes e preservação do meio ambiente. O projeto foi
Indicado ao prêmio da Beyond Sports em 2017 como uma das três melhores iniciativas do mundo nesta área.
​
-
Grupo Ivepar – CLN
Período: 2015 a 2019
Projeto Fazendo Acontecer o Esporte no Litoral: educação através da prática esportiva para adolescentes do litoral norte da Bahia.
​
-
Criança Esperança – UNICEF e Rede Globo
Períodos: 2004, 2005, 2017 e 2019
Programa Esporte é Brincadeira.
​
-
Fundação GIZ (Cooperação Alemã para o Brasil)
Período: 2013 a 2015
Projetos: Esporte para o Desenvolvimento e Pacto Pelo Semiárido.
​
-
UNICEF:
2007 a 2010
Projeto Selo Município Aprovado: programa orientado pelo UNICEF, voltado para o desenvolvimento dos jovens do semiárido baiano, através do esporte. Promovemos capacitações para educadores de mais de 200 municípios ao longo da parceria.
​
-
PREMIER LEAGUE
Período: 2019
Projeto Jovens Líderes IFA.
​
-
The Global Fund For Children
Período: 2006 a 2013.
​
-
Empower
Período: 2007 a 2013.
​
​
​
​
As redes são extremamente importantes para o terceiro setor. Através das redes, as diversas organizações promovem intercâmbios de metodologias, experiências e multiplicam as possibilidades de terem suas melhores práticas reproduzidas por outras organizações, em outros lugares. Da mesma forma, têm a possiblidade de aprender com as experiências bem sucedidas de seus pares de outros locais. É por isso que valorizamos tanto nossa participação nestas redes.
​
-
streetfootballworld/ Common Goal rede global com sede em Berlim. O IFA participa dela desde 2012 . https://www.streetfootballworld.org/network-member/instituto-fazer-acontecer
-
REMS, Rede de Esporte Pela Mudança Social, O IFA faz parte dessa rede desde 2015. Link da REMS: https://rems.org.br/br/
-
Rede Empodera, O IFA compõe a Rede Empodera desde 2021 https://www.empodera.org.br/
-
Rede Colaborar, a Fundação Inter Americana, que promove intercâmbios entre fundações apoiadas por essa rede. O IFA faz parte desta rede desde 2012.
-
Rede Isca, rede com sede na Dinamarca. O IFA faz parte dela desde 2009 https://www.isca.org/
​
​
Histórico de Patrocínios
Redes das quais o IFA participa