Teofilândia - 1.jpeg

Quem somos

Somos o Instituto Fazer Acontecer - ou simplesmente IFA - uma organização do terceiro setor voltada essencialmente para a formação cidadã de adolescentes e jovens adultos a nossa de áreas de baixo IDH através dos esportes e outras brincadeiras. E aqui vale ressaltar: o cerne do trabalho do IFA é encarar as atividades desportivas como brincadeira e não como competição.

Porque esporte é brincadeira!

 

Para entendermos melhor esta proposta, vale ressaltar que os adolescentes e jovens adultos das áreas de baixo IDH no Brasil têm poucas chances de vivenciarem uma transição suave entre a infância e a vida adulta. Cercados por diversos tipos de assédio, e crescendo em meio a preconceitos, a maioria destes adolescentes e jovens sequer sabe que tem direitos de cidadão.

Portanto, a proposta do IFA é bem diferente do que buscam as escolinhas e divisões de base das agremiações desportivas. O IFA não busca descobrir ou burilar talentos esportivos – processo em que os menos talentosos (a franca maioria) são excluídos. O que buscamos é o processo inclusivo onde meninos e meninas, talentosos ou não, convivem e, através de brincadeiras, desenvolvem valores cidadãos que levarão para toda a vida.

  • Solidariedade;

  • Equidade;

  • Honestidade;

  • Cooperação;

  • Respeito.

Estes cinco valores básicos, constituem os alicerces para a formação cidadã. E aqui os adolescentes os desenvolvem brincando. É a educação pelo lúdico complementando a educação formal.

A Metodologia Esporte 3

 

A Metodologia Esporte 3, adotada pelo IFA em todas as nossas unidades, visa exatamente aprimorar através dos esportes e outras brincadeiras a prática destes cinco valores básicos.

O nome Esporte 3 deve-se exatamente porque dividimos a prática esportiva em três tempos.

Os Três Tempos do Esporte 3

 

O Primeiro Tempo: é quando os adolescentes combinam as regras que regerão a brincadeira escolhida como atividade naquele dia.

O Segundo Tempo: é o jogo em si. É o momento em que os adolescentes se divertem e, enquanto brincam, exercitam os 5 valores básicos já descritos anteriormente.

O Terceiro Tempo: é o momento de reflexão pós jogo. Os adolescentes sentam-se em círculo e analisam como foi brincar de acordo com as regras que estabeleceram no primeiro tempo.

Como todas as atividades regulares do IFA são regidas pelo Esporte 3, e os encontros acontecem pelo menos duas vezes por semana, estas práticas acabam sendo incorporadas pelos adolescentes, que as levam para outras instâncias da vida.

Para saber mais sobre o Esporte 3, clique aqui

A Rede IFA e a Sustentabilidade

A Rede IFA é o programa continuado de formação cidadã promovido pelo Instituto Fazer Acontecer para adolescentes e jovens adultos de áreas de baixo IDH.

O Programa é uma rede descentralizada na qual IFA cumpre o papel de articulador entre a iniciativa privada e o Poder Público em prol dos adolescentes das famílias de baixa renda, dando-lhes acesso à formação cidadã através dos esportes e outras brincadeiras.

Com recursos captados junto à iniciativa privada, o IFA implementa turmas pelo período mínimo de um ano, e estabelece parcerias com as prefeituras pelas quais o Poder Público se compromete a colocar turmas “espelho”.

Assim, para cada turma de 30 alunos que o IFA forma e mantém com recursos dos parceiros privados, a prefeitura local se compromete a colocar outra turma de igual tamanho com recursos próprios. Vale ressaltar que o IFA não recebe recursos das prefeituras.

Com os recursos dos patrocinadores privados, o IFA providencia uniformes, bolas (de futebol, basquete, handebol e vôlei), cones, apitos e outros equipamentos. As prefeituras disponibilizam quadras de escolas e ginásios públicos. O IFA também qualifica os socioeducadores e mantém o monitoramento das atividades.

E durante todo o período do patrocínio, todas as turmas funcionam como parte de uma estrutura única na qual iniciativa privada, Poder Público e Terceiro Setor unem forças. Desta forma, quando os recursos do parceiro privado se esgotam, as turmas continuam a funcionar de forma orgânica. E o IFA continua a qualificar os socioeducadores e a monitorar as atividades para garantir as questões de disciplina, a metodologia e que o esporte sempre será encarado como brincadeira.

Hoje, a Rede IFA está presente em 30 municípios da Bahia e conta com 3.150 adolescentes matriculados em 105 turmas. Em vários municípios a nossa parceria já tem mais de 10 anos e esta continuidade se dá mesmo com a alternância de partidos e políticos no poder. Ou seja, a Rede IFA é feita de maneira sustentável.

Para mais informações sobre a Rede IFA, clique aqui

Pela perspectiva de construirmos uma ação intersetorial entre políticas públicas educacionais e sociais, as parcerias entre iniciativa privada e Poder Público, com a articulação do IFA, constituem um ambiente altamente propício à implementação de ações concretas e consistentes de Educação Integral cujos maiores beneficiados são os próprios estudantes e a sociedade como um todo.